Coisas Simples
- rannison rodrigues
- 20 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Às vezes, passamos por coisas tão difíceis que, supreendentemente, o que nos traz alívio é lembrar de um momento feliz. E, momentos felizes são feitos de coisas simples. Você já passou por algum período de sua vida que parecia querer te quebrar? Já passou por alguma situação em que achou quase impossível lembrar como era ser feliz?
Quase todo mundo já. Mesmo que os períodos fossem muito curtos, é impossível viver imune à tristeza, ao desespero, ao desanimo, ao medo. Em última instância, na verdade, acho que seria inútil e prejudicial ao nosso caráter sequer tentar algo assim. Precisamos da tristeza, do desanimo, do medo. Sem eles perderíamos a nossa humanidade, a realidade das coisas.
Passei por muitos momentos difíceis. Pensei em morrer, pensei em desistir, pensei que não era capaz de lidar com as situações à minha frente. Mas, apesar de muito pensar, nunca parei. Se algo assim lhe acontecer, querido leitor, não pare também. São só pensamentos, eles passam tão rápido quanto vêm. Em breve você estará melhor. Depois da noite, sempre vem o dia.
Hoje, pensando nesses momentos, notei uma coisa: só a felicidade é capaz de se sobrepor a um sentimento ruim. Só essa forma de positividade destrói a negatividade quando ela tenta te consumir. E, pensando nisso, notei que a felicidade verdadeira, aquela que vai te manter de pé e espantar os “dementadores” é filha das coisas simples.
Simples como uma lembrança de uma festa com os amigos. Como o beijo escondido na garota que se ama, ou como uma frase de alguém querido que não está mais conosco. “Eu te amo”, “Senti saudade”, “Não acredito….hahahah”. Nada é capaz de suprimir esses momentos. Eles são como uma oração que afasta o mal. Quando tudo parecer ruim demais e a esperança te abandonar, faça as coisas simples.
Nunca disse isso a ninguém antes, mas hoje, assim, sem nenhum motivo especial, me ocorreu que poderia ser útil. Quando a escuridão for muito grande, tudo que você precisa é de uma pequena luz. Ela vai brilhar forte, você vai ver. Quanto mais escuro, mais a luz da sua pequena chama vai se destacar.
Eu sei como é perder a esperança. Sei como é ser ofendido, rejeitado, criticado, excluído, violentado. E sei que há muita gente que passou por coisas muito piores e que eu nem consigo imaginar. Mas acredito, sinceramente, que são as coisas simples que nos tiram de lá. Quando tiver medo, alimente a sua coragem com as coisas simples. Apenas mais um passo, é tudo que você precisa.
Se a sua esperança falhar e em qualquer momento do caminho você perder a fé, lembre das coisas simples, faça as coisas simples, ame as coisas simples. O mundo é cego e tolo porque acredita que o extraordinário está naquilo que é grandioso e impressionante. Não se permita ceder à essa bobagem.
As medidas de grandeza mudam de tempos em tempos, aquilo que impressiona ou não, depende da opinião dos outros. Anos atrás um homem era admirado por ter muitos escravos. Grandiosidade, glória, tudo isso, muda de tempos em tempos, mas não as coisas simples. E é nelas que o extraordinário realmente vive.
“O essencial é invisível aos olhos.”, “Só se vê bem com o coração”. Nenhuma maldade pode quebrar você, veja com o seu coração, querido leitor. Ascenda a sua lanterna. A escuridão vai ceder, eu prometo, fique firme. Mas, ainda mais importante, crie para você mesmo um lugar onde a escuridão não pode mais entrar. Sim, é possível.
Faça as coisas simples. Não se preocupe com o extraordinário, ele virá (se vier) ao seu tempo. Se concentre em fazer o que tiver de fazer da forma mais simples, mais verdadeira, mais presente que puder. Porque, eu sei que, fazendo isso, assim como eu, você também chegará a um momento em que vai ser difícil lembrar dos “dementadores”.
Não importa quanto tempo leve, você não está com pressa. Não importa o quanto seja difícil, você não quer recompensas fáceis. Quando estiver escuro e você não conseguir enxergar o caminho, ascenda a sua lanterna. A escuridão cederá. Dê um passo, depois outro, depois outro. Assim, simplesmente. Assim, simples. Busque as coisas simples.
Dentro do meu coração já moraram muitos sentimentos pesados. Medo, angústia, desesperança, ressentimento. Dentro da minha mente, muitas vozes falaram com revolta, raiva, injustiça, dor. Mas há uma força em cada pessoa que não cede, que não se entrega diante dessas situações. Ela fica mais forte, mais indomita. Ela só precisa de ajuda, da nossa ajuda.
Como uma pequena chama numa lanterna acesa por um cego cansado e ferido, andando sem saber em que direção, ela só precisa de mais um passo. Ela vai brilhar. E por onde você for, a escuridão cederá. Continue, o dia vai nascer. Não tenha medo, faça as coisas simples. Esse é o meu jeito simples de tentar acender a sua lanterna com a chama da minha.
Comments