top of page

Hired - Capítulo 10: O Método CANN (Para que serve?)


Mesmo correndo o risco de ser repetitivo, vale a pena dizer mais uma vez: Você não vai encontrar milagres aqui, apenas técnicas que te ajudam a usar melhor o que você já tem e se colocar de uma maneira mais produtiva em relação às oportunidades que surgirem ao longo da sua carreira. É importante notar que, embora o livro enfoque processos seletivos, boa parte das técnicas é aplicável à sua vida cotidiana.

De forma geral, seres humanos se "selecionam" o tempo todo. Somos viciados em julgar. Observamos as pessoas e, rapidamente, formamos opiniões sobre elas. Aliás, fazemos a mesma coisa com nós mesmos o tempo todo. Nada de errado nisso, embora nem sempre nos ajude. Estamos evoluindo. Alguns milhares de anos atrás nossas vidas dependiam de bons julgamentos. Tínhamos de decidir rapidamente, se estávamos sob ameaça ou não. Mas, claro, hoje em dia, via de regra, nossas vidas não dependem tanto disso. Contudo, o hábito ficou e é difícil se livrar dele.

Por isso, tudo aquilo que puder te ajudar a se sentir mais confortável com interações humanas, faz diferença. E Hired é sobre isso. Você continua sendo você, mas agora sabendo o que fazer em cada situação. O mundo continuará sendo o mesmo, mas, provavelmente, passará a te ver de uma forma diferente. Isso porque esse livro tem o potencial de fazer você se perceber por um outro ponto de vista. E quando muda o seu jeito de ver o mundo, outras coisas tendem a mudar junto.

"Mas você acabou de dizer que eu continuaria sendo eu mesmo...". Exatamente, uma versão aprimorada, mas ainda será você. Seus medos ainda vão estar lá, suas dúvidas também. Mas a forma como você vai encará-los, se eu fizer bem o meu trabalho, mudará muito. Hired quer te convidar a ver as coisas de uma forma diferente e aplicá-las no seu dia-a-dia.

Não vamos reinventar a roda, não. Mas, certamente, conseguiremos pneus novos. A brincadeira ainda é a mesma, mas o seu jeito de brincar vai ser diferente. Então, é para isso que esse livro serve, para te desafiar a olhar as coisas por um ângulo diferente e colocar em prática no seu dia-a-dia. Não são os processos seletivos que mudam e sim os selecionados.

Você diria, por exemplo, que o super-homem e o Clark Kent são a mesma pessoa? Bom, olhando no filme, isso é óbvio. Basta bater o olho e qualquer um diz na hora. Rostos iguais, tudo igual. "Tá ali, é esse o cara, com certeza". Mas, na ficção, o Clark Kent é tão apagado, tão escondido, tão subestimável, que ninguém diria que ele tem jeito pra super herói. Pois é. O mesmo acontece com muita gente na vida real.

"Bom, então, eu deveria sair por aí de peito estufado, alardeando que eu sou um profissional fantástico?" Não. Você, por acaso, diria que o Super-Homem, coloca aquela cueca ridícula por cima do colã de ginástica a troco de nada? Claro que não. Ele só sai por aí voando e quebrando tudo quando há um bom motivo para isso. O que você vai aprender aqui, então, não deveria te tornar uma pessoa pretensiosa. Mas deve te ajudar a ver suas fortalezas e confiar nelas.

O Super Homem, diferente de você, sabe que é o Super Homem. Você, acredito, ainda tem aquela parcela enorme de potencial inexplorado que faz toda a diferença entre ter a autoconfiança que o apagado Clark Kent tem e passar pela vida incauto, como os colegas dele que convivem com um super herói ao lado, mas não fazem ideia disso. Estamos falando, portanto, de despertar os seus "super-poderes".

Se ainda não ficou claro, que fique agora: Hired vai te ajudar a usar seu potencial de uma maneira mais inteligente e focada. Vai te ajudar a ver claramente suas fortalezas, a usá-las e a se perceber com o devido valor. Com isso, você vai mudar sua percepção em relação a si mesmo e vai passar a lidar com as situações a partir de um lugar de autoconfiança e auto responsabilidade.


 
 
 

Comentarios


Since 2021. por Rannison

bottom of page