top of page

Hired - Capítulo 23: Sua Rede


Muita gente tem dificuldade em entender o que, de fato, é a sua rede de contatos. Ter um milhão de seguidores no Instagram significa que aquelas pessoas são sua rede de contatos? É óbvio que não. Da mesma forma, "sua rede" profissional não deve ser considerada pela quantidade de conexões que você tem no Linkedin, por exemplo.

Imagine comigo um estádio de futebol. Mesmo que você não goste de futebol, imagine que você é um jogador e que, a uma determinada altura do jogo, você faz um gol! Algumas pessoas na arquibancada vão vibrar, outras não. Algumas pessoas no campo vão vibrar, outras não. E algumas pessoas que não estão nem na arquibancada e nem no campo terão o mesmo comportamento.

Pois bem, imagine que suas conexões do Linkedin ou do Instagram, por exemplo, funcionam da mesma forma. As pessoas na arquibancada não interagem diretamente com você, mas estão interessadas no que você faz e dispostas a investir energia para te apoiar; as pessoas dentro do campo interagem e colaboram diretamente com você, e as que estão assistindo de longe interagem indiretamente e estão menos dispostas a investir energia e tempo.

Está ficando mais claro? Sua rede tem graus de interesse, disponibilidade e envolvimento com você. Logo, não confunda alcance com interesse. Estar em campo é poder ser visto, não significa que, por isso, você será bem visto ou que as pessoas ficarão felizes quando você fizer um gol. Isso não deveria te impedir de continuar marcando, mas seria tolice sua dedicar-se a "jogar para a torcida".

As redes sociais nos trouxeram a ilusão de que quanto maiores forem os números de conexões ou seguidores, maiores serão as nossas redes. Isso, na minha opinião, é uma falácia. Você só tem mais alcance. Uma rede precisa de laços para existir. E chamarei esses nós da trama da rede de "interesse". Quanto mais gente puder ver o seu gol, melhor porque mais gente pode se interessar, mas invista seu tempo naquelas pessoas que se interessam, elas são a sua verdadeira rede.

Mesmo que seja pequena, dedique-se a cultivá-la. Quanto mais forte ela for, melhor. Muita gente se concentra nas quantidades, faça diferente. Concentre-se na qualidade da sua rede. Vou te explicar porque isso faz mais sentido do que se dedicar a aumentar os números. Vamos voltar ao jogo de futebol e pensar nos graus de conexão: casa, arquibancada e campo.

Quem está assistindo de casa pode ter um alto grau de interesse, mas a disposição para investir energia e tempo pode não ser tão alta. Quem assiste o jogo de casa pode fazê-lo a qualquer momento, do conforto do seu lar, assistir ao replay, etc. A experiência é diferente, o envolvimento é diferente e os custos para participar do que está de fato acontecendo, é praticamente nulo. Podemos chamar isso de baixo envolvimento.

Já quem foi até o estádio, comprou o ingresso, saiu de casa, esperou para ver o jogo, participou daquilo com uma riqueza de detalhes próxima da sua, ali em tempo real. A percepção é diferente, o investimento de tempo, dinheiro, energia é maior do que quem assistiu de casa. Essa pessoa pode apenas ficar na arquibancada, mas está mais engajada no que está acontecendo. Podemos chamar isso de envolvimento moderado.

E quem está lá, no campo com você, seja jogando ou ao lado do campo, no banco, participou dos esforços que levaram até aquele momento. Te apoiaram e participaram com você da preparação, têm expectativas similares às suas e podem afetar diretamente o resultado da partida. Não importa o que aconteça, você jogando bem ou não, suas ações impactam diretamente essas pessoas. Podemos chamar isso de alto envolvimento.

Voltando à sua rede, invista sua energia, seu tempo, seus recursos, primeiro em pessoas com alto envolvimento, depois nas de envolvimento moderado e, se isso não for suficiente, só então, invista energia nas de baixo envolvimento. Essas últimas podem ser muito valiosas, mas despendem mais tempo e recursos para converter-se em apoiadores engajados.

Por isso, sugiro que você construa sua rede sempre priorizando alguns fatores que falaremos a seguir e que não se incomode se não tiver o apoio de todos os seus contatos. Esperar isso seria ingenuidade e investimento de energia de forma pouco produtiva. Porque, do mesmo jeito que você não tem interesse por todas as pessoas que conhece, elas também nem sempre terão interesse em você. Logo, cuide bem das que têm e siga em frente. Elas são a sua rede e podem te ajudar a alcançar mais pessoas. Vamos aos conceitos de aplicação!


 
 
 

Kommentare


Since 2021. por Rannison

bottom of page