top of page

Hired - Capítulo 24: Aplicação - Os 6 Fatores


Até aqui falamos sobre os conceitos básicos que norteiam a ideia de network. Mas como utilizá-los sem parecer pedintes, sem ser inconvenientes e, ao mesmo tempo, agregando valor à nossa rede? Ou seja, como não perder bons relacionamentos ao longo da busca de boas oportunidades profissionais? Esse capítulo trata do conceito de aplicação para um melhor aproveitamento das suas ações de network.

Falaremos a seguir dos fatores que facilitam e dão maior força às suas ações e que podem guiar seus planejamento, priorização de atividades e discurso na hora de fortalecer suas relações ou utilizá-las da maneira mais produtiva a seu favor. Sempre que for contar com alguém, considere 6 fatores (3RI). Eles podem te ajudar a melhorar o seu discurso e também a ajudar o seu interlocutor a entender o que é esperado dele. Vamos a eles:


Relação

Comece pelo básico: qual a sua relação com essa pessoa? Você sente que tem abertura para adicioná-la diretamente? Ela confia em você? Vocês têm alguma história compartilhada (estudaram juntos, trabalharam juntos, conviveram em algum momento)? O clima entre vocês é bom?


Interesse

Depois coloque-se no lugar da pessoa. O que a motivaria a ajudar você? Qual interesse ela tem no que você está para pedir? O que ela tem a ganhar? Como pode se beneficiar disso?


Recursos

Se essa pessoa concordar em te ajudar, o que você pode oferecer para que fique mais fácil para ela fazê-lo? Quais recursos seriam necessários (currículo, disponibilidade de agenda, referências, contatos)? Pense antes no que pode e precisa fornecer para facilitar o trabalho do seu contato.


Influência

Essa pessoa tem algum poder de influência, direto ou indireto, nas decisões que afetam aquela oportunidade? Se sim, como isso interage com o seu pedido? Você vai constranger a pessoa ou ajudá-la a ganhar ainda mais influência?


Investimento

O que a pessoa está colocando em jogo quando decide ajudar você? Ou seja, quais são as implicações de te fornecer aquela ajuda? Tem algo que você possa fazer para deixar a pessoa mais confortável? O investimento é muito alto, demorado e dispendioso? Como você poderia atenuá-lo?


Riscos

Quais riscos essa pessoa está correndo ao ajudar você? Ela está sendo exposta de alguma forma? Há algum tipo de risco para a imagem ou reputação dessa pessoa no caso de um insucesso ou constrangimento? Como você pode mitigar esses riscos?

Você já deve ter percebido que os fatores sempre estão voltados para o seu interlocutor. Ou seja, na aplicação do que você aprendeu até aqui, tenha sempre em mente os interesses das outras pessoas antes de se concentrar exclusivamente nos seus. Atendê-los, naturalmente, levará à obtenção do que você quer. Pense um pouco e você vai perceber que as empresas mais bem sucedidas são aquelas que atendem melhor às expectativas dos seus clientes.

O que esses fatores querem cobrir, portanto, é a experiência das pessoas com quem você se relaciona profissionalmente. É, basicamente, o CX (customer experience) da sua rede de relacionamentos. E como falamos há pouco, ter essa rede forte, bem nutrida e interessada em te ajudar é o melhor investimento que você pode fazer. Isso não se aplica apenas ao trabalho, mas também às nossas vidas.

Quando for aplicar o que aprendeu aqui tenha em mente que os interesses das outras pessoas vem antes dos seus. Quanto mais interessadas em ajudar, melhor será seu resultado. Quanto mais você conseguir antecipar as necessidades delas para fazer isso por você, mais confortáveis ficarão para te levar aonde você quer e precisa.

Nessa parte do livro falamos sobre uma coisa que é natural aos seres humanos, mas de forma aplicá-la ao contexto de processos seletivos, trabalho, vida profissional. Network é o ecossistema que você constrói para realizar trocas. Podem ser trocar meramente pessoais, sobre interesses triviais ou sobre trabalho, carreira, religião, etc. Entretanto, a maneira como você vê esse ecossistema e se comporta em relação a ele faz toda a diferença, especialmente em contexto profissional.


 
 
 

Comentários


Since 2021. por Rannison

bottom of page