Hired - Capítulo 25: Negociação - Importância
- rannison rodrigues
- 19 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Quando falamos especificamente de oportunidades profissionais e processos seletivos, a negociação torna-se ainda mais importante porque, via de regra, os termos de uma eventual proposta de trabalho estarão presentes por meses ou até anos na vida de alguém. Por isso, é importante ir além do óbvio e considerar as variáveis em jogo antes de rejeitar ou aceitar uma proposta.
Imagine um cenário em que após preparar-se, trabalhar sua autopercepção, definir seu plano de comunicação e alcançar oportunidades por meio do seu network, uma proposta de emprego chega até você. Bingo! Você conseguiu, certo? Quase...estamos no momento mais aguardado da trajetória, mas ainda há trabalho a ser feito antes de desfrutar sua vitória: entender o que está sendo oferecido e se isso se encaixa ao que você precisa e merece.
Já conheci profissionais muito competentes que, ao longo de suas carreiras, tiveram enorme dificuldade em fazer negociações produtivas e, por isso, ficavam em situação de desvantagem em relação a outros profissionais de perfil equivalente. "Como assim 'em desvantagem'?" Explico. Enquanto escrevo este livro ainda existe um racional (pouco racional) que diz que se um profissional x tem as mesmas atribuições que o profissional y, mesma experiência, cargo e conhecimentos, mas, tenho um pacote de remuneração maior, então, deve ser mais capacitado.
Simplificando: se eu sou CEO e ganho X e a Maria também é e ganha 1,5X, uma vaga que paga 2X vai tender a considerar a Maria mais próxima do que busca do que eu. Por que? Por causa do pacote de remuneração dela. Por isso, além do benefício imediato de receber melhor, fazer boas negociações facilita o acesso melhores oportunidades.
Embora isso não seja realmente justo ou racional, é uma praxe de mercado. É muito raro você conhecer pessoas que receberam propostas com aumentos salariais muito elevados. A tendência é não fugir muito do que a pessoa já ganha, oferecendo algum acréscimo, mas nada exorbitante. Note-se que não estou considerando aqui os períodos das "secas" de mão-de-obra. No momento em que escrevo, o mundo passa por um período de intensa busca por profissionais de tecnologia. Em momentos como esses é possível dar saltos, porém, estamos falando de excessões e não do modus operandi normal.
Sendo assim, negociar melhor, com calma, atenção e de forma equilibrada pode garantir melhores oportunidades e mais prosperidade na vida profissional. No próximo capítulo vamos tratar de alguns dos conceitos básicos que estão envolvidos em qualquer negociação e abordar, de forma breve, os drivers que impactam uma proposta.
Minha sugestão é que você os observe de forma integrada e não isoladamente para definição do seu plano de negociação. A série Hired tem um livro dedicado ao pilar Negociação e que detalha estratégias, abordagens e casos de negociações bem e mal-sucedidas. Com base nas informações que você vai encontrar aqui, já será capaz de entender como se posicionar e extrair melhores resultados nas suas negociações.
Comentarios