Hired - Capítulo 34: Além do Método - Alegria
- rannison rodrigues
- 28 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

Cultive a alegria em você. Não importa o que fizer, tente sempre fazer com alegria. Entrevistas de emprego são momentos tensos, desconfortáveis. Mas podem se tornar, gradualmente, mais e mais agradáveis, mais descontraídos. E a alegria, o entusiasmo, tem um papel importante para isso. Não quero dizer com isso que você tenha que abrir sorrisos falsos ou contar piadas em uma situação séria.
A alegria tem a ver com a forma como vemos o que nos acontece, tem a ver com a maneira como encaramos nossas próprias ações. Levar-se à sério demais, não é, de forma alguma, algo que ajude. Temos tantos defeitos, somos tão contraditórios, afinal de contas que, em última instância, rir de si mesmo é quase inevitável se prestarmos atenção ao que fazemos.
Por isso, cultive a alegria. Viva com o máximo dela que puder, porque fica gravado no seu DNA e isso toca as outras pessoas. Ser tenso demais, carrancudo demais, perfeccionista demais só consome sua energia e, sem dúvida, é percebido pelas outras pessoas como uma forma de insegurança. Digo isso com conhecimento de causa. Ainda estou evoluindo, mas já dá pra rir bastante dos "perrengues".
Penso na alegria como a filha mais bonita do amor e na tristeza como a filha mais bonita do medo. As duas têm suas belezas. Afinal, quando você escuta uma música triste, melancólica, não é bonita também? Apesar disso, a tristeza não consegue se perceber bonita, porque está em um lugar onde ver beleza em qualquer coisa é muito difícil.
A alegria, por outro lado, vê beleza em tudo. O simples fato de estar vivo é extraordinário e ela realmente gosta disso, é uma satisfação genuína, é uma delícia estar perto da alegria, ela é bela de um jeito natural e isso nos lembra o quanto podemos também alcançar aquele tipo de satisfação. Ela nos encoraja à elevação do nosso estado de humor, dos nossos pensamentos, do nosso modo de ver as coisas.
Lembre-se de um momento onde esteve muito alegre e, tenho certeza, se sentirá leve, tranquilo, confiante. Faça o contrário e pense em um momento de tristeza e, sem dúvidas, vai sentir-se indo para o pólo oposto. Você percebe agora? nada de errado com a tristeza, mas a alegria te expande, enquanto a tristeza te contrai. Em processos seletivos e situações em que você queira se conectar com outra pessoa, a alegria tende a ser uma via expansiva, que abre portas, sorrisos e possibilidades.
Exercita-la no dia-a-dia é sempre um desafio interessante, porque a gente começa a perceber como a vida tem graça, como a gente é engraçado e passa a ser mais leve nos pensamentos, nas ações, nas decisões. Isso também não é percebido pelas outras pessoas de uma forma racional. Dá pra sentir, mas dificilmente dá para explicar.
A alegria é um bom investimento para processos seletivos, sim. Mas principalmente para a vida. Sua família agradece, seus amigos agradecem, seus colegas de trabalho, fornecedores, todos agradecem. Porque, não se engane, a vida é um processo seletivo. As pessoas podem escolher estar perto de você ou distantes de você. Todos os dias nós fazemos escolhas, consciente ou inconscientemente. Com menor ou maior intensidade, tendemos a nos relacionar melhor com aquelas pessoas que nos fazem sentir bem.
A melhor forma de fazer outras pessoas sentirem-se bem ao lidar conosco, é estando bem nós mesmos. Acredito que não há nada mais poderoso do que a alegria para nos ajudar nessa tarefa. Consiga você a vaga ou não, no final a sua alegria ainda estará te esperando, para te fazer ver o lado bom da coisa e te convidar a olhar a situação por um outro ângulo. Alegre-se!
Comments