top of page

Nada Pode Te Ferir

“Um Guerreiro pode ser ferido, mas nunca ofendido”. Para Carlos Castaneda; que foi quem escreveu esta frase; precisamos ter, em cada ação, em cada pensamento, disposição de guerreiros, animosos de lutar pelo que consideramos justo e bom. Do contrário, ficamos fracos e nos portamos como folhas ao vento, jogadas de um lado para o outro ao sabor das circunstâncias.

Quando alguém está no campo de batalha, luta o melhor que pode e, por saber que vai receber golpes durante a luta, lida com eles e suporta-os tanto quanto possível, sem se ofender, sem esperar nada diferente daquilo que se apresenta. O mesmo acontece na nossa vida. Lutamos constantemente por algum objetivo, mas estamos, principalmente, numa batalha contra nós mesmos, contra as nossas debilidades. Por isso, podemos ser feridos, mas não ofendidos. Basta escolher este caminho.

Porque o que nos causa dor, na verdade, não são os golpes, e sim a nossa reação a eles. Não desistimos quando nosso corpo está exausto, mas quando a nossa mente para de acreditar que somos capazes de conseguir. Não são as circunstâncias que determinam nosso sucesso ou nosso fracasso. É a nossa capacidade de lidar com as adversidades e seguir o caminho que determinamos para nós mesmos, sem nos permitir parar em dias chuvosos ou de sol forte.

A nossa perspectiva das coisas é a maior responsável pelo nosso sofrimento. Somos capazes de começar um dia radiantes de alegria e termina-lo em profunda melancolia. Mas neste caso, não estamos vendo a realidade, porque decidimos nos deixar levar pelas nossas expectativas e paramos de avaliar as situações pelo que são. Então, pare agora! Observe-se e entenda que você é um guerreiro, e está lutando, neste momento, contra o seu pior inimigo: você mesmo. Nada pode te ferir a não ser sua própria atitude diante do que te acontece.

As feridas que mais doem não deixam cicatrizes no corpo, mas sim no nosso espírito. Elas são capazes de desfigurar uma vida inteira, mas dependem da nossa autorização para isso. E a nossa capacidade de lidar com as dificuldades, de seguir o caminho que traçamos, de lutar pelos nossos ideais, sem nos deixar abater, nos mantém lutando. E é aí que os problemas não nos ofendem, as críticas não nos incomodam. Então, pare agora! Decida seguir o seu caminho, pare de se queixar, acredite que você é capaz. Levante e lute! Nada pode te ferir.


 
 
 

Comments


Since 2021. por Rannison

bottom of page