top of page

O Problema Das Metas


Imagem de Principles For Success, Ray Dalio

No Bhagavad Gita, Krishna instrui Arjuna, em meio ao campo de batalha, a lutar sem se concentrar nos frutos de suas ações. O mestre insta o discípulo a cumprir seu dever, não se julgar a causa dos resultados de suas atividades e nem se furtar a fazer a sua parte. No texto sagrado indiano, Arjuna simboliza o ser humano; Krishna, a divindade e a batalha, por sua vez, simboliza a vida. A lição é clara: o que importa é a ação, os frutos que advém dela não são um fim em si, mas sim cumprir o nosso dever.

Se ficou difícil de entender, traduza para: “Dê o seu melhor em tudo sem se apegar aos resultados. É a ação que importa. E jamais se contente em não fazer a sua parte.” A lógica por trás desse ensinamento é poderosa porque você não pode controlar os resultados, mas pode escolher o que vai fazer. Se não fizer sua parte, nada acontece e isso é mau. Se fizer apenas em função de um resultado fica preso à expectativa de uma recompensa.

Eis aí o problema das metas. Elas podem estabelecer um limite para você e, pior ainda, podem te fazer se concentrar em resultados isolados. Por isso, se você quer realmente progredir, concentre-se nos sistemas. Nada de errado com ter metas elas são úteis para saber aonde chegar, mas considere que (i) vencedores e perdedores, o mais das vezes, têm as mesmas metas; (ii) alcançar uma meta é apenas uma mudança momentânea; (iii) Metas restringem a felicidade (quando conseguir x, então serei feliz) e (iv) Metas costumam estar em desacordo com progresso a longo prazo.

Nossa cultura nos diz que precisamos traçar metas e nos concentrar nelas. Mas, pense um minuto: se você se concentrar nas metas sem ter um sistema prático que determine como alcançá-las, terá algum êxito? Agora, pense ao contrário, concentrando-se num sistema prático para alcançar suas metas, sejam quais forem elas, você terá resultados? Provavelmente, sim.

É por isso que os jogares não ficam olhando para o placar todo o tempo. Eles querem ganhar o jogo, mas a única forma de fazer isso, é jogando o melhor possível, estando 100% concentrado em jogar. Muitas coisas na minha vida só começaram a avançar quando isso ficou claro. Esperar resultados nos coloca num polo passivo, nos tornamos credores da vida. Mas, se realmente queremos fazer algo significativo com o tempo que temos nesse mundo, nos concentrar em progredir e nos sistemas que nos mantêm progredindo é muito mais poderoso do que metas.

No último post falei da minha evolução na natação na preparação para o Ironman. Quando comecei, meu objetivo era melhorar meu tempo de 22 min. para 18 min. nos 1.000 metros. Já parecia bem ousado, como uma meta deve ser. Mas, não alcançar esse resultado me incomodou muito por um tempo. Enquanto minha meta não chegava, eu não ficava feliz. Cheguei a chorar de frustração depois de uma prova. Mas, quando parei de pensar no tempo e me concentrei em fazer cada vez melhor o que fazia, cheguei aos 15 min. / 1.000 metros. Curioso, não?

O mais interessante é que quando consegui atingir a meta e superá-la para além do que eu imaginava ser possível, já não me importava mais. Desenvolvi um amor tão grande por nadar, estar na água, pelo cheiro do cloro, pelo gesto de botar e tirar a roupa de Neoprene nos treinos no mar, que o tempo era só um detalhe. Mais do que isso, quando parei com as provas do triatlo, minha modalidade favorita era a natação. Justamente a parte que eu mais detestava quando comecei.

Mas, mesmo tendo vivido isso, a vida nos leva por caminhos que, às vezes, testam a nossa memória e a nossa firmeza. No post Uma Conversa com Dona Nonô eu conto como, em certo ponto da vida, esqueci disso. Será que é o mesmo para você? Já sabe disso e não tem colocado em prática? Fazer acontecer é mais importante do que se apegar a um resultado específico. Você pode ir muito além do que imagina ao se concentrar num sistema que te leve a progredir e fazer o seu melhor. Quer saber como?

Te convido a aprender sobre hábitos e a construir sua própria história. Acompanhe a leitura comentada de Hábitos Atômicos no Canal da Summit Academy. Se inscreva na newsletter para mais conteúdos de autoaperfeiçoamento e acesse gratuitamente o conteúdo produzido pela Summit Academy.





 
 
 

Comments


Since 2021. por Rannison

bottom of page