O que é realmente seu…
- rannison rodrigues
- 1 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Ninguém gosta de passar a vida sem saber o que é o quê. A gente fica confuso se não tem um norte, não é mesmo? E acho que é por isso que a gente aceita tanta ideia pronta. Quem veio antes da gente, afinal, deve saber alguma coisa que não sabemos. Aos poucos, vai surgindo um monte de conceitos que não fazem muito sentido e a gente se deixa levar, só para ter alguma referência.
Referências são seguras, e nós adoramos segurança. Mas, sabe o que mais é seguro? A cadeia. As melhores prisões do mundo são chamadas de "prisões de segurança máxima". Caso você não tenha notado, são as noções que tem do mundo que te libertam ou te prendem. Não só do mundo, mas de si mesmo e daquilo que importa. Por exemplo, o que é realmente seu?
Seu cargo, seu dinheiro, seu imóvel, seu carro, nada disso é realmente seu. Se não acredita, pergunte a quem foi demitido sem nenhum motivo aparente ou a quem teve o carro roubado, por exemplo. Todas essas coisas apenas estão com você. Talvez você pense que o amor dos outros, a sua boa reputação, seu "bom nome", isso sim, pertence a você. Pense com calma, seu nome foi dado a você, a simpatia alheia e o amor dos outros podem sumir tão rápido quanto surgiram, isso não é realmente seu.
Então, o que é? Seu tempo, seu propósito, suas atitudes. Às vezes, o seu pensamento pode não ser seu e sim uma derivação das ideias de alguém. Aliás, tem muita gente oferencendo ideias prontas por aí e cobrando por isso. Mas, o seu tempo… Ninguém vai conseguir te dar mais tempo, mesmo que queira muito. Então, cuide dele, você consegue outro carro, consegue outro emprego, mas não consegue outro tempo mesmo que seja apenas um milésimo de segundo.
Seu propósito é o que dá sabor a sua vida. Podem te ajudar a entende-lo, mas não é possível esperar que mais ninguém o realize além de você mesmo. Não há outro igual e ninguém nem nada pode tira-lo de você. Suas atitudes são totalmente suas. Você não pode controlar como os outros te veem, se é bonito ou feio, se vai ter sucesso ou não, mas pode decidir como reage a todos esses fatores menores. Isso sim é realmente, totalmente, puramente, seu: propósito, atitudes, tempo. Pare de desperdiça-los com o que pode ser arrancado de você.
Esqueça por um minuto as suas referências, concentre-se naquilo que é realmente seu. Aos poucos, você vai ver, novas ideias vão surgir, novos interesses, novos hábitos, novos caminhos. Tudo o mais vai passar, pessoas, coisas, apegos, medos. Outros vão surgir, mas se você tem consigo o que é realmente seu, tudo mais se resolve. Não acredita? Faça o teste…

Kommentare