Para Onde Foram As Pessoas Más…?
- rannison rodrigues
- 1 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Jack Johnson pergunta, em uma de suas músicas: "Where all the good people go?" que, em tradução livre, significa "Para onde foram todas as pessoas boas?". Ao contrário do Jack, tenho me perguntado "para onde foram as pessoas más"? Hoje todo mundo é tão bonzinho, tão certinho, tão politicamente correto. Para onde foram as pessoas más do mundo, afinal?
Mas, é claro, estou me referindo ao lado "mau" de cada um. Porque ninguém pode ser puramente mau ou bom, todos nós temos um pouco de cada coisa. Para onde foi essa nossa parte que sente raiva, inveja, tristeza? Não desapareceu, com certeza. Mas será que se camuflou e tomou forma de comentários de ódio nas timelines, por exemplo?
Não te parece estranho sermos tão #plenos, tão socialmente conscientes e politicamente corretos e, ao mesmo tempo, tão reprimidos, tão infelizes. Nunca se vendeu tanto antidepressivo. Segundo a OMS, mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Isso dá perto de 1 Brasil e meio. Ora, há algo de errado, não somos tão bonzinhos assim. Ou pelo menos não somos felizes sendo "bonzinhos" assim. Então, onde foram parar as pessoas más?
Tenho um palpite: estão mal informadas ou escondidas do julgamento da hipocrisia social. As escondidas, assim que têm uma chance, votam em candidatos radicais, por exemplo, ou vão insultar alguém com comentários maldosos nas redes sociais. O custo pessoal é baixo, dá pra fazer secretamente e ainda viver o papel de bonzinho no dia-a-dia. Elas têm conhecimento do seu lado "sombra", convivem com ele, só preferem ter o melhor dos dois mundos. Não são autênticas, mas são práticas.
Mas, as pessoas "más" mal informadas são x da questão, porque não percebem a própria incoerência. Por exemplo, são capazes de ajudar crianças na África com milhares de reais por ano, mas nunca cogitar dar dois "conto" para o mendigo da porta do mercado. Isso porque um é mais valorizado socialmente que o outro. É mais glamouroso ajudar criancinhas do outro lado do mundo do que uma pessoa na rua de casa.
Ninguém sai por aí dizendo "eu dou dinheiro para mendigo". Não dá audiência. Mas ser doador de ONG internacional é chancela de consciência social. Ou seja, os mal informados concentram-se no que os torna bonzinhos aos olhos da sociedade. Assim, o egoísmo pode, por exemplo, usar a filantropia para alimentar a própria imagem. E, de tanto parecer "certinhos", eles se esquecem das próprias "sombras" e se convencem de que são, de fato, muito pios. É uma ilusão auto-imposta e cultivada com afinco.
Então, acho que as pessoas más estão em todos os lugares. Aliás, você aí que está lendo este texto. O que acha de si mesmo? Você é tão bonzinho assim? E não seja o falso modesto que diz que não é grande coisa esperando os outros virem desmentir. Onde está seu lado "mau"? Onde ele foi parar? Algum pensamento sórdido hoje? Algum xingamento que virou textão? Olhe para você mesmo e, por favor, responda: "Para onde foram as pessoas más?". Tem alguma aí dentro?

Comments