top of page

Para Parar de Procrastinar


Depois do último post, algumas pessoas me perguntaram como eu lido com a procrastinação. Uma até me pediu dicas. "Mas, já tem tanta coisa disponível." pensei comigo mesmo. E as coisas que vi por aí fazem muito sentido. É aquilo ali mesmo. Fazendo, dá certo. Pronto! O que mais eu poderia oferecer? Mas, foi aí que percebi que não tem a ver com saber o que precisa ser feito. O diabo está em fazer.

Perder peso, criar o hábito da leitura, fazer uma reeducação alimentar ou escrever um blog, são outros exemplos de coisas que parecem ótimas ideias, mas que, na hora de colocar em prática, perdem a graça quase instantaneamente. Você pode contratar o melhor nutricionista, a melhor curadoria literária, o melhor coach quântico, se não colocar em prática, só vai ter perdido tempo e algum dinheiro.

Já fiz muito isso! Está tudo lá. Todos os equipamentos, o planejamento, todos os suplementos, etc. Mas você não faz nada além de planejar, fantasiar, pegar um monte de informação, gastar um bocado de dinheiro, comprar coisas e "sentar" em cima delas. É uma sensação estranha. No fundo, no fundo, você fica se sentindo um poser. "Quem vê até pensa" que você realmente vai fazer algo com todas aquelas coisas. Mas no fundo, você sabe que isso precisaria de uma vergonha na cara de que não dispõe naquele momento em particular. Porém, o que estava pensando, que só saber o que fazer e ter os recursos necessários seria suficiente? Pois é, era exatamente isso que você estava "pensando".

É como alguém com vontade de comer algo, que pede a comida, tem todas as condições necessárias para comê-la e, no final, não faz nada. Só fica lá olhando para a prato. Assistindo cursinhos de "Como comer uma macarronada" ou "12 coisas que você precisa saber sobre o macarrão". Mas, a comida está ali, no prato, esfriando. Isso tem algum cabimento? Seria possível? Acho que sim. Mas de uma única maneira: se essa pessoa não estivesse faminta.

Não sei você, mas eu fico até mau humorado quando estou com muita fome. Ver um prato de comida que eu quero comer, ter todas as condições de comê-lo e não fazer nada, só seria concebível se eu não estivesse com fome. Porque se eu estivesse, seguramente, encontraria um jeito de comer. Então para mim, o jeito de lidar com a procrastinação foi desenvolver essa fome e me manter faminto.

E me mantenho faminto lembrando porque aquilo que estou fazendo me deixa mais forte. Porque quero o que quero, e porque aquela coisa que preciso fazer me leva até o meu destino. Depois disso, ficou bem mais fácil abandonar as desculpas esfarrapadas e fazer o que tenho que fazer. O que respondi para a pessoa que me pediu a dica foi o seguinte: "Tenha um plano, siga-o e não hesite. Se não gostar do resultado, mude o plano. Mas, nunca hesite". Isso foi o melhor que consegui as 5:00 da manhã, mas acho que faz sentido.

De um procrastinador em remissão para um leitor interessado; e se você chegou até aqui, suponho que o tema te interesse; te conto o segredo: só faça. Não deixei seu cérebro trabalhar demais. Ele vai querer economizar energia, vai inventar um jeito de fazer isso e você vai procrastinar. Porque a procrastinação é filha da dispersão, neta da dúvida e sobrinha da preguiça. Se você der uma única brecha, ela vai penetrar e arrombar a fresta. Em breve, você vai perceber que o dia passou, a semana, o mês, o ano e não vai saber onde gastou seu tempo. E pior, não vai ter feito nada do que queria.

E, confesso, preciso me vigiar bastante para não ceder aos impulsos procrastinatórios. Não sou nenhum guru da produtividade, mas deixo aqui a experiência do que está funcionando para mim. É bem simples: saiba o que quer, pense em como conseguir, crie um plano, siga-o e não hesite. Aprenda no caminho, mude o que for necessário, não desanime e nunca, nunca mesmo, hesite. Duvide do que quiser, mas não duvide de você mesmo. Não se pergunte "e se eu fizer depois?". Só faça, porque o próximo segundo já é depois. Pare de perder tempo, isso é a única coisa que não dá para comprar, plantar ou fazer spread. Você já sabe o que fazer, então chega de vídeos, de livros, chega desse post, inclusive. Só faça. Boa quinta!

 
 
 

Commentaires


Since 2021. por Rannison

bottom of page