top of page

Pressa


Para onde estamos indo com tanta pressa? No trânsito, fechamos uns aos outros, pegamos o acostamento, arriscamos um acidente para ganhar alguns segundinhos, alguns metros de pista. A gente usa o modo 2x para ouvir os áudios do Whatsapp mais rápido e fica impaciente quando tem que esperar mais de cinco minutos na fila.

Mas porque será que queremos tanto que as coisas aconteçam rápido? Será que só estamos tentando economizar tempo? Veja bem, eu me considero uma pessoa "acelerada". Quero fazer um milhão de coisas no tempo que tenho. Mas, de uns dias para cá, tenho me questionado sobre a utilidade da pressa. E aposto com você: não tem nada a ver com a quantidade de tempo que temos.

A pressa, tenho percebido, tem mais relação com uma certa dose de egoísmo do que com o tempo que temos, de fato. Quando uma pessoa tem coisas demais para fazer e tenta executa-las com pressa, por acaso, isso faz ela ganhar mais tempo? As coisas acontecerão mais rapidamente apenas porque ela está com pressa? Minha vida está me mostrando, constantemente, que não.

Se você acha que tem pouco tempo e por isso é apressado (a), faça um teste. Troque horas de sono por horas "úteis". Você vai descobrir que sua vida não melhora quando você tem uma maior quantidade de tempo. Provavelmente vai preencher as horas que ganhou fazendo mais coisas, ficando mais apressado e continuará achando que tem pouco tempo. Eu já testei! É um ciclo vicioso. Mas, você não precisa acreditar em mim. Teste aí.

E isso acontece porque, como Einstein explicou, o tempo é relativo. A pessoa do carro ao lado, pode realmente acreditar que te dar uma fechada, cortar o carro da frente e colar na traseira de um terceiro veículo, até que ele abra passagem, faz ela "ganhar" algum tempo. Mas isso é apenas uma percepção. Apenas uma forma de entender a realidade. Depois de todo esse esforço, pode até ter ganho frações de segundo e alguns metros de pista, mas ao custo de continuar achando que precisa ir mais rápido, que não há tempo suficiente.

Quando vejo uma situação dessas na estrada, sempre penso comigo mesmo que a pessoa está precisando muito ir ao banheiro, por isso tanta urgência. Me ajuda a rir e lidar melhor com a deselegância alheia. Mas a pressa não nos tira apenas a capacidade de perceber que temos o que precisamos. Ela nos tira da realidade imediata, tira o foco da vida, a chance de perceber o que está realmente acontecendo.

Ficar apressando as coisas o tempo todo, viver no modo 2x nos faz perder a graça das coisas. Você consegue imaginar a nona sinfonia de Beethoven tocada em ritmo duas vezes mais rápido? Consegue imaginar uma criança sendo completamente gestada pela mãe em 20 semanas? Warren Buffett explica dizendo que "Você não consegue produzir um bebê em um mês fazendo com que nove mulheres fiquem grávidas. Certas coisas levam tempo."

E não é que ter pressa seja errado. Em algumas situações ela é mais do que necessária. Porém, viver apressado não pode ser bom. Não me parece normal que alguém viva no modo "sangria desatada" o tempo todo. Essa é uma reflexão pessoal, faz parte do meu próprio trabalho para moldar meu caráter e a maneira como lido com a vida. Hoje quando começo a ficar inquieto demais e com vontade de acelerar a coisa, paro, respiro e, deliberadamente, começo a me mover mais devagar, não me permito acelerar mais, e sigo, até terminar. Às vezes, a gente precisa colocar a nossa pressa no lugar dela.

É uma sensação de quase morte, confesso. Por alguns instantes parece que não vou conseguir e que não vai dar tempo, mas continuo me forçando a ir com calma. E aí, voilá! Consigo, dá certo, sobrevivo e ganho mais auto controle. Te sugeri, há pouco, fazer um teste. Pois então, que tal fazer dois?Tente este também. Quando estiver a ponto de se "rasgar" com vontade de fazer as coisas com pressa, pare, respire, escolha um ritmo e o matenha, não acelere e vá fazendo a coisa com calma, sem desespero, prestando atenção. Vale a pena. Depois compartilha o que aconteceu. Conta-se que Napoleão Bonaparte disse certa vez: "Vista-me devagar pois tenho pressa". Depois de realizar o experimento, tenho certeza de que você vai entender o que ele estava falando.

 
 
 

Comments


Since 2021. por Rannison

bottom of page