top of page

Sua Identidade, Seus Hábitos



Eu tenho uma confissão a fazer: eu adoro RPG. Por anos joguei D&D, Vampiro: A Máscara, Mago, Garou (Lobisomen), Gurps e alguns outros. Também joguei Magic, The Gathering por anos e, no videogame, adorava Final Fantasy e Wild Arms (conhecedores conhecerão). Eu era nerdola de carteirinha e, ainda hoje, gosto de assistir e jogar League of Legends (LoL). Era maravilhoso reunir os amigos e passar horas com eles num mundo que a gente criava. Mas, quando comecei a jogar rugby, isso mudou.

Como qualquer adolescente nerd, era fácil para mim escolher entre varar as madrugadas dos fins de semana jogando, ou fazer qualquer outra coisa. Mas, quando passei a treinar e gostar de rugby, aquilo que eu tanto amava antes, parecia não se encaixar mais. Queria dormir cedo para treinar no outro dia e faltava aos encontros para viajar com o time. Meus hábitos mudaram completamente, porque a minha identidade tinha mudado.

James Clear, em seu livro Hábitos Atômicos, nos explica que há três camadas de mudança de comportamento: (i) Mudança em Resultados: preocupar-se com os resultados como perder peso, por exemplo. O foco está nas metas, no que se quer obter. (ii) Mudança em Processos: preocupar-se com os sistemas: nova rotina, por exemplo. O foco está nos hábitos e concentra-se no que se faz; (iii) Mudança na Identidade. Ocupar-se da mudança de crenças: visão de mundo, autoimagem, pré-conceitos, julgamentos sobre si mesmo e os demais. O foco está nas crenças e naquilo que se acredita.

Segundo ele, falhamos em mudar hábitos porque nos concentramos nas coisas erradas. É a identidade que realmente promove uma mudança consistente de comportamento. Quando alguém que está deixando o vício em fumo recusa um convite para fumar com “Não, obrigado. Estou tentando parar.” se vê de forma completamente diferente de alguém que recuse dizendo “Não, obrigado. Eu não fumo.” O primeiro ainda se vê como fumante, o segundo já se vê como não-fumante. Assumir a nova identidade e ver-se de modo diferente é a chave. Nossa identidade anterior pode nos sabotar nos planos de mudança.

Olhar para mim mesmo de forma diferente, me fez querer coisas diferentes, comer diferente, fazer escolhas diferentes e sustentar aquela nova imagem que tinha de quem eu era. Muitas pessoas repetem para si mesmas coisas que associam à sua personalidade: "Estou sempre atrasado", "Não consigo isso..." ou "Sou horrível com tecnologia". Com o tempo tornam-se isso e resistem qualquer coisa diferente, dificultando a mudança. É uma maneira de manter a autoimagem.

Basta mudar o foco para tornar o hábito parte da sua identidade. Ao invés de “Ler um livro”, foque em “se tornar leitor”; ao invés de “correr uma maratona”, foque em “se tornar corredor”; ao invés de “tocar um instrumento”, foque em “se tornar músico”. Um leitor lê quantos livros quiser, um corredor corre quantas maratonas preferir. Não há limitações, é quem você é. E é extremamente poderoso pensar assim.

Quando o meu filho nasceu, eu ainda tinha uma vontade danada de ligar o computador para jogar um “Lolzinho”. Mas, confesso que hoje eu já não me sinto mais tão tentado assim. Mudou bastante. Hoje eu sou pai, empresário, escritor e quando olho para mim mesmo e para o que quero fazer, sobra tão pouco espaço para os jogos que eles já não têm mais tanto da minha atenção. Prefiro escrever esse texto para você, prefiro construir a Summit Inc., prefiro estar com o David. Minha identidade mudou, meus hábitos também.

Essas mudanças de autoimagem podem ser feitas de forma consciente. Você não é burro, fraco, feio, gordo. Seu nome não é ridículo, não há nada de errado com você. Acredite, eu sei exatamente o que é pensar isso de si mesmo. Mas, você pode escolher se tornar sua melhor versão. Pode se ver de outra forma, visualizar o que quer ser e construir essa pessoa. Quer saber como?

Te convido a aprender sobre hábitos e a construir sua própria história. Acompanhe a leitura comentada de Hábitos Atômicos no Canal da Summit Academy. Se inscreva na newsletter para mais conteúdos de autoaperfeiçoamento e acesse gratuitamente o conteúdo produzido pela Summit Academy.


 
 
 

Комментарии


Since 2021. por Rannison

bottom of page