top of page

Só Vai


Ontem a noite fui surpreendido com a mensagem uma amiga "meu avô faleceu". Dias antes, ela havia me dito "meu avô está internado e ir até ele é tudo que eu queria". Respondi "Então vai, dá um jeito. Não pensa muito, só vai." Ale não foi e o avô dela se foi. Pensou nos filhos, no trabalho, nas despesas. Ontem, escreveu: "Eu devia mesmo só ter ido…".

Pode parecer um início presunçoso, porque talvez você entenda o último parágrafo como uma espécie de "Eu te disse". Mas, não é nada disso. Essa história, tão próxima de mim, me mostrou que, às vezes, as "inconsequências" são os únicos caminhos para sermos realmente responsáveis com a vida. Às vezes, é preciso ser insensato para acessar aquela "loucura sagrada" e realizar o que nos vai à alma.

Poucos dias depois de escrever sobre a espera, me surge essa história mostrando que o equilíbrio talvez seja a única forma de perfeição acessível ao ser humano. Porque não é só sobre saber esperar, é sobre se atrever também. Não consegui responder a mensagem da Ale porque, instantes depois, minha mente já estava tentando penetrar naquele ensinamento. E é tão óbvio!

Escolha a música, o livro, o escritor. Tanta gente diz a mesma coisa e nós não colocamos em prática. É como aquilo que se fala só para parecer mais sábio, mas não se aplica à própria vida: Só o agora existe. Se você parar e pensar, o amanhã pode realmente não chegar. Talvez alguém que você ama não esteja mais aqui ou aquela oportunidade já tenha passado.

Então, achei que, por mais batido que possa parecer o tema, nenhum outro assunto é mais importante do que cuidar da própria vida sem desperdiçá-la. E o que realmente importa para você? Tem alguma coisa que queira fazer que parece inconsequente? Tente, você vai morrer um dia, mas não sabe qual. E amanhã talvez seja tarde demais. Comece agora. Ouse.

Às vezes, a dificuldade está apenas na nossa mente, nos aprisionando. Então, arromba a fechadura, só vai. Peça aquela desculpa, confesse "eu não estou bem", dê aquele "bom dia", libere aquele "tô com saudade", diga aquele “eu te amo”. O resultado pode ser muito melhor do que você imagina. E se não for o que esperava, você teria perdido muito mais por não tentar.

Abra mão do seu ego e dos seus medos, eles são venenos para a sua realização. Se não acredita em mim, talvez acredite no Steve Jobs: "Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você está nu. Não há razão para não seguir seu coração."

Você vai morrer um dia, não tem nada a perder. Mesmo que pareça difícil, mesmo que pareça dolorido, mesmo que vá contra a imagem que você criou de si mesmo, siga o seu coração. Porque dali a alguns dias você vai preferir dizer "eu fui" a dizer "eu deveria ter ido". Tudo que aprisiona quem você é não passa de uma ilusão, todos os caminhos estão abertos. Ouse agora. Só vai!

 
 
 

Commentaires


Since 2021. por Rannison

bottom of page